• Higor Salles | Canal 8

Área verde vai mudar de lugar após obras do BRT


Após terem sido retiradas para a realização de obras do BRT, as árvores e espécies nativas de uma área mantida pelo Sesc, na Av. Governador Pedro de Toledo, na altura do viaduto da Av. Lix da Cunha, estão sendo transplantadas. Eles foram retiradas por uma empresa contratada pela Prefeitura no último dia 24 de agosto, sem que o Sesc tivesse sido notificado, gerando a indignação de frequentadores  do espaço.

Houve um corte drástico em seis árvores da espécie Tipuana, de cerca de 40 anos, prejudicando também a sobrevivência das espécies rasteiras que faziam parte da área verde e do projeto paisagístico. De acordo com o responsável pela gestão de áreas verdes do Sesc Campinas, João Carlos Figueiró Jr, se tivesse ocorrido a notificação sobre a necessidade de retirada, teria sido realizada uma adaptação do projeto, antes de todo aquele estrago.

Ele explica que agora, com a área delimitada pela Emdec, foi possível planejar o espaço onde será realizado o transplante das espécies. Figueiró espera conseguir recuperar boa parte das espécies. A Prefeitura de Campinas informou que as árvores foram cortadas com autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e que será feita a compensação ambiental dessas árvores, como sempre acontece quando é necessário fazer remoção para alguma obra.


Fonte: CBN Campinas

5 visualizações0 comentário

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.