
Com a chegada do período de temporais e ventos fortes, as ocorrências de quedas de árvores voltam a preocupar moradores e comerciantes da Rua Abolição, em Campinas. As árvores estranguladas no canteiro central estão estourando o calçamento, sem terem mais para onde crescer.
O Departamento de Parques e Jardins garante que essas árvores, plantadas nesses canteiros há muitos anos, não apresentam risco iminente de queda. Porém, admitiu que o porte dessas espécies é inadequado ao local onde estão.
O DPJ chegou a elaborar um laudo e prometeu a extração dessas árvores, que seriam substituídas por exemplares mais adequados. A promessa ocorreu no início do ano e seria necessário aguardar o fim do período de chuva para o serviço começar. No entanto, o período de chuva começou e de novo e a preocupação continua.
Para Josiete Nóbrega, que tem uma empresa bem em frente a uma dessas árvores, a sensação é de que elas estão prestes a cair. Silvia Jioia fica dividida entre a satisfação de caminhar sob a sombra que refresca o ambiente e a preocupação com acidentes. Alex Fernandes é funcionário numa entidade no trecho e relata apreensão quando começam os temporais. A intenção do DPJ é substituir essas árvores por espécies mais adequadas ao ambiente urbano.
Fonte: CBN Campinas