
Quatro menores de idade foram resgatados de uma casa de prostituição no Jardim Itatinga na tarde desta, quinta-feira. Entre eles três meninas e um menino com idades entre 15 e 16 anos.
O resgate foi feito por agentes da Polícia Federal, do Ministério Público do Trabalho e a gerência do Trabalho e Secretaria de Justiça e Cidadania. Os agentes conseguiram localizar os adolescentes após receber informações do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal com a confirmação da existência da boate onde eles estavam presos. Os dados foram então passados ao Ministério Público do Trabalho e à Secretaria de Justiça para que o resgate pudesse ser feito.
Segundo a Policia Federal, os adolescentes estavam em condições análogas à escravidão para fins de exploração sexual. Um deles é de Manaus, no Amazonas, e o demais da Baixada Santista.
Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Catarina Von Zuben, a condição dos adolescentes é recente pois a casa de prostituição tem alta rotatividade. De acordo com ela , somente o fato de serem menores de idade, estarem em uma casa de prostituição e longe dos pais já configura uma situação de vulnerabilidade, inclusive social.
A Secretaria de Justiça e Cidadania tenta encontrar os responsáveis pelos adolescentes que foram encaminhados para um abrigo. A proposta é mandá-los de volta para Manaus e Baixada Santista.
A pessoa responsável pela casa de prostituição foi presa em flagrante e segundo a Policia Federal, irá responder pelos crimes de redução a condição análoga à de escravo e tráfico de pessoas. As penas podem ultrapassar 16 anos de prisão.
Fonte: CBN Campinas