• Higor Salles | Canal 8

Amamentação é incentivada pela OMS


Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo. Diante das evidencias a Organização Mundial da Saúde, a OMS, institui o Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo a amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O preconizado pela OMS, é manter a amamentação até no minimo os seis meses de vida.

No Brasil, de acordo com a médica pediatra docente das disciplinas de Saúde da Mulher e Pediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic, Mônica Barthelson, a taxa de amamentação exclusiva até este período fica abaixo de 50%. Segundo ela, o aleitamento é primordial para a criança e também para a própria mãe.

Para auxiliar na amamentação, a pediatra recomenda que as mães bebam bastante água e mantenham as mamas secas e bem higienizadas. Além disso, há exercícios próprios que podem ser praticados durante a gestação.

Apesar da sua importância amamentar não é uma tarefa tão fácil, principalmente no começo , pois exige todo um preparado emocional e físico além do suporte familiar para dar sustentação a mãe. De acordo com a enfermeira executiva do centro Obstétrico do Hospital da Puc Campinas, Larissa Techio, as dificuldades são compreendidas por ser algo novo, por isso, a importância das orientações dos profissionais da saúde no período que antecede e no pós parto. Geralmente segundo ela, as reclamações estão relacionados aos mitos ainda existentes.

Para garantir a alimentação adequada aos recém nascidos que acabam permanecendo internados nas unidade de terapia intensiva, a Maternidade de Campinas mantém o Banco de Leite Materno. Segundo a coordenadora da unidade, Olívia Fávaro, cada litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Todo material recebido passa por pasteurização para evitar qualquer tipo de problema.

O grande desafio, segundo a coordenadora, é manter o estoque com volume adequado. As doações, historicamente segundo ela, caem no período do inverno e diante do fato as ações são intensificadas, porém, a campanha de doação de leite acontece durante todo o ano.


Fonte: CBN Campinas

0 visualização0 comentário