• Higor Salles | Canal 8

Câmara vota PL que vai criar cabine para motoristas de ônibus

De acordo com o projeto, será criada uma cabine, isolando o motorista dos ônibus do transporte público coletivo de Campinas

Vereadores votarão PL hoje a noite. Foto: Divulgação/Câmara de Campinas

A Câmara vai votar, na noite desta segunda-feira (30), em segunda discussão, o PL (Projeto de Lei) que pretende criar uma cabine, isolando o motorista de ônibus do transporte público coletivo de Campinas. A sessão começa a partir das 18h e é aberta ao público. A intenção é que passageiros não atrapalhem o motorista no desempenho de suas funções. Além de ônibus, o projeto prevê a proteção também em vans e micro-ônibus. 

Segundo o PL, as empresas deverão isolar os motoristas dos demais passageiros. O isolamento do profissional, através da célula de segurança, não poderá comprometer nenhum outro meio de segurança do veículo.

Caso não seja cumprida a regra, a empresa deverá retirar o veículo de circulação. Além disso, será multada em mil Ufics (Unidades Fiscais de Campinas) - R$ cerca de R$ 3,5 mil. Quem não aplicar, a multa será cobrada em dobro em caso de reincidência.

"São inúmeros os registros de agressões e afrontas contra os motoristas de transportes públicos. Não podemos ficar apenas olhando e esperar uma nova catástrofe, que pode ocorrer até mesmo em nossa cidade", justificou o autor do projeto e ex-vereador, Cid Ferreira.

O SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) informou que o último registro de assalto aos veículos do transporte público de Campinas foi no dia 19 de janeiro. Campinas eliminou o pagamento de passagem com dinheiro em ônibus no início desse ano para reduzir também os assaltos. 


Fonte: Acidade ON

0 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.