• Higor Salles | Canal 8

Caçambas da Prefeitura viram lixão a céu aberto em bairro

O problema é que a limpeza não é feita rotineiramente na área, o que causa acúmulo de resíduos dentro e foram desses recipientes

Caçambas colocadas em terreno na Vila Esperança. Foto: ACidade ON Campinas

Um terreno virou um verdadeiro lixão a céu aberto no bairro Vila Esperança, na região do São Marcos, em Campinas. O local não conta com um Ecoponto oficial da Prefeitura e na área foi improvisada a colocação de algumas caçambas para que entulhos fossem depositados. O problema é que a limpeza não é feita rotineiramente na área, o que causa acúmulo de resíduos dentro e foram desses recipientes.  

As quatro caçambas, colocadas no começo de junho, ficam no final da Rua André Grabois, próximo a Rodovia D. Pedro I (SP-065).  

O terreno recebia descarte irregular com frequência e, para evitar essa prática, o Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura resolveu colocar as caçambas no local. O problema é que a sujeira aumentou e os moradores do entorno reclamam do mau cheiro e ficam preocupados com o aparecimento de baratas e ratos no local.  

"O objetivo é que a população utilize as caçambas apenas para descartar entulho (restos de construção, de móveis) e resíduos verdes (galhos, folhas). No entanto, foram descartados outros tipos de lixo, como o doméstico, e resíduos foram jogados no chão", informou a Prefeitura por meio de nota.  

Hoje Campinas conta com 15 Ecopontos que são pontos de entrega voluntária de materiais, nos quais a população pode descartar pequenos volumes de recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), resíduos da construção civil (entulho, madeiras, latas de tinta), pneus, resíduos de poda e jardinagem e objetos inservíveis, como sofás, armários, móveis, entre outros. O mais próximo da Vila Esperança fica em Barão Geraldo pouco mais de 11 quilômetros.  

"Importante que a população descarte os resíduos (entulho e resíduos verdes) dentro das caçambas. O resíduo domiciliar deve ser levado pelo caminhão da coleta de lixo, que é feita em toda a cidade. Em caso de dúvidas a população pode ligar no 156", continuou a nota.

A nota da Prefeitura ainda afirma que hoje será feita uma limpeza no local.


Fonte: Acidade ON

0 visualização0 comentário