• Higor Salles | Canal 8

Campinas terá 1ª Delegacia de Homicídios do interior

Decreto oficializa criação de unidade autônoma para investigar assassinatos e o paradeiro de pessoas desaparecidas

1ª Delegacia de Homicídios deve ser na sede do atual SHPP

Um decreto publicado no Diário Oficial de São Paulo e assinado pelo governador João Doria (PSDB) oficializa a criação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DDHPP) de Campinas, primeira estrutura do tipo no estado fora da capital. O decreto foi publicado na última quinta-feira (17).

Na prática, o texto apenas garante a criação da delegacia. O decreto prevê a estruturação da unidade - com definição das equipes e atribuição de vagas - em até 60 dias.

Atualmente, Campinas já conta com o SHPP (Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa). O delegado José Henrique Ventura, chefe do Deinter 2 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), em Campinas, explica que a delegacia amplifica a atuação do setor.

"O SHPP é um órgão da 1ª Seccional. A delegacia vai atuar nas duas seccionais, em uma área de 37 municípios da região", disse Ventura. Ele disse que o departamento de recursos humanos da Polícia Civil vai determinar o número de cargos que serão criados para a nova unidade.

Mas, segundo Ventura, o SHPP já conta com dois delegados, que provavelmente serão o titular e o assistente da nova delegacia. "O SHPP tem dois escrivães e seis investigadores. Com a delegacia serão um escrivão-chefe e um investigador-chefe, com equipes maiores", disse.

ATUAÇÃO

Além de investigar homicídios de autoria desconhecida e o paradeiro de pessoas desaparecidas, a DHPP de Campinas também será responsável por apurar assassinatos de agentes públicos em uma região que, além de Campinas, abrange também Bragança Paulista, Jundiaí e Mogi Guaçu.

"Já temos percebido a queda de homicídios na região do Deinter 2 nos últimos anos. A abertura da DHPP vai contribuir muito para o trabalho da polícia", finalizou Ventura.

O DHPP vai funcionar no mesmo prédio onde atualmente funciona o SHPP, no bairro do Botafogo.


Fonte: Acidade ON

4 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.