• Higor Salles | Canal 8

Cantareira sobe em janeiro, mas previsão é pessimista


Os rios do Sistema Cantareira apresentam nível de 37% nesta quinta, dia 7 de janeiro, de acordo com medição da Sabesp. O número é muito superior ao período da crise hídrica. Há seis anos, nesta mesma data, o sistema operava no volume morto, ou seja, abaixo de zero.

Mesmo assim, o nível está abaixo do registrado há um ano, de 42,6%. O Coordenador de projetos da bacia PCJ, José César Saad, classifica o atual volume como preocupante.

Não existe neste momento qualquer previsão de crise hídrica, que obrigaria as cidades que dependem do Sistema Cantareira a fazerem racionamento de água. Mas o diretor do PCJ prevê que o volume vai diminuir após o período de chuvas.

O nível dos rios não depende somente das condições climáticas. José César Saad alerta que o desperdício de água faz o consumo subir e afeta diretamente o volume dos rios em que é captada.

Mesmo com o nível baixo, o Sistema Cantareira registra subida no volume há cinco dias consecutivos. Neste mês de janeiro, somente no dia 1º houve diminuição. O crescimento no período foi de 2,3%.


Fonte: CBN Campinas

0 visualização0 comentário

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.