Carteirinha passará a dar acesso a todas as 13 piscinas públicas da cidade



A partir do dia 15 de janeiro, próxima quarta-feira, os frequentadores das 13 praças de esportes de Campinas que possuem piscinas, poderão utilizar a mesma carteirinha para ter acesso a todas elas. A mudança foi anunciada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e tem o intuito de facilitar o acesso da população às diversas praças da cidade.


“É a carteirinha única. Com essa nova medida, os frequentadores das piscinas poderão ter um leque maior na escolha de onde praticar seu esporte aquático e até mesmo recreação"., explica Dário Saadi, secretário municipal de Esportes e Lazer de Campinas.


No sistema atual, o usuário pode utilizar apenas a piscina da praça onde foi cadastrada a carteirinha de frequentador. A partir do dia 15, quem já tem a carteirinha pode ir a qualquer das 13 piscinas e terá acesso.


Quem não tem ainda a carteirinha deve se dirigir até a piscina mais próxima da sua residência e solicitar. Os novos usuários deverão levar duas fotos 3x4, documentos RG, CPF ou Carteira de Habilitação, comprovante de endereço (copia) e efetuar no local o pagamento da mensalidade do mês vigente. Crianças e menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.


O secretário Dário Saadi explica que a frequência das piscinas em dias de calor tem aumentado em cerca de 13,5% neste ano comparado ao ano anterior. A expectativa dele com a iniciativa da carteirinha única para os frequentadores das piscinas é que o movimento aumente e que as pessoas tenham mais opções de lazer e acesso às diversas praças da cidade.


Para poder usar as piscinas, a pessoa deve apresentar o recibo da mensalidade do mês vigente e a carteirinha que deve ser preenchida no verso com telefone da residência, telefone celular, telefone para emergência e o endereço completo. Crianças tem acesso somente acompanhados dos responsáveis legais.


A mensalidade para uso das piscinas é calculada pela Unidade Fiscal de Campinas (UFIC), que em 2020 vale R$ 3,6161. Menores de 14 anos não pagam mensalidade. Maiores de 14 anos até 17 anos pagam o equivalente a 1,63 UFICs, ou cerca de R$ 5,90. Já quem tem mais de 18 anos, paga m