• Higor Salles | Canal 8

Chuva em novembro é considerada satisfatória


Fotografia cedida pela CBN Campinas

O volume de chuva registrado em Campinas e região durante o mês de novembro ficou acima da média. Mesmo assim, nenhum fenômeno climático agravante foi observado no período.  De acordo a pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, a média para o mês que antecede o verão é de 160 milímetros. No mês passado choveu 200 milímetros, volume considerado bom pela pesquisadora. “Novembro teve chuvas acima da média aqui na região de Campinas. As chuvas vieram mais localizadas e intensas em alguns momentos, acima da média e que foram bastante benéficas”, afirma.

De acordo com Ana Avila, historicamente 50% do volume de chuvas do ano são registrados entre o período de novembro e fevereiro. Para dezembro a expectativa é de chuvas localizadas e dentro da normalidade. “Nós estamos com uma boa expectativa para dezembro, que deve manter a média histórica para o mês”, diz. Apesar do volume de chuva ter sido considerado benéfico, novembro deixou a cidade em estado de atenção. De acordo com a Defesa Civil, choveu 108 mm no acumulado de sábado e domingo na região Leste da cidade. Durante os temporais foram registrados problemas nas Avenida Orozimbo Maia,  Norte-Sul e Heitor Penteado e também na  Ruas General Osório, Rua Sacramento, entre outras.  A Defesa Civil atendeu ainda queda de árvore de grande porte no Jardim Paraíso e Jardim Planalto.

Mesmo com as chuvas do último final de semana, o Sistema Canteira mantém o estado de alerta. No inicio da manhã desta segunda feira, dia 02,  registrava 37,9% no volume armazenado. Na área de captação do Rio Atibaia, que fornece 95% da água consumida em Campinas, o volume registrado foi de 34 metros cúbicos por segundo.


Fonte: CBN Campinas

1 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.