Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.

  • Higor Salles | Canal 8

Eleitores em Indaiatuba enfrentam fila por biometria


Foto: Flávio Botelho

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, boa parte do eleitorado de Indaiatuba ainda não fez o registro da biometria. Do total de 172.2 mil eleitores, 117 mil haviam se cadastrado até o último mês de novembro. Em termos percentuais, isso representa 67,97% do eleitorado. O prazo termina no próximo dia 19 de dezembro e essa proximidade do término tem lotado diariamente o cartório eleitoral.

Nesta sexta-feira, dia 13, durante o período da manhã, a fila dobrava o quarteirão da Rua Treze de Maio. A cuidadora de idosos Roberta Franco chegou ao local durante a madrugada e até às 9h ainda permanecia do lado de fora. “Deixei pra última hora. A gente esquece né? Tem tanto compromisso”, lamenta. O auxiliar de escritório Leonardo Rodrigo do Nascimento também foi ao cartório e enfrentou a fila sem saber a hora que iria sair. “Eu acredito que vou sai só à tarde, mas já imaginava que isso ia acontecer”, reconhece. O estampador Roberto Ruiz teve que resolver pendências com a Justiça Eleitoral para poder fazer a biometria. Nesta sexta-feira, enfrentou uma fila menor, mas chegou a ficar mais de cinco horas no local do dia anterior. “Fiquei entre 7h e 13h e tive que pagar multa no banco”, conta.

A Justiça Eleitoral paulista realiza neste final de semana o último plantão do ano. A ação vai abranger somente os 319 municípios onde a biometria é obrigatória, com encerramento em 19 de dezembro. Nessas localidades, o eleitor que ainda não cadastrou suas digitais pode aproveitar a oportunidade e resolver a pendência, evitando o cancelamento do título. Os cartórios eleitorais e postos de atendimento dessas cidades abrirão tanto no sábado quanto no domingo, das 8h às 14 h. O eleitor pode realizar agendamento na internet para maior comodidade.


Fonte: CBN Campinas

0 visualização