• Higor Salles | Canal 8

Emdec implanta faixa exclusiva para ônibus na Andrade Neves

Trecho de 650 metros já começou a funcionar; apenas ônibus podem circular no local

Faixas foram implantadas pela Emdec. (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

A Avenida Andrade Neves passou a ter uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus do sistema de transporte público de Campinas. A implantação foi feita pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) no trecho, do lado direito da avenida. A nova faixa exclusiva possui 650 metros e fica no trecho entre as avenidas Benjamin Constant e Barão de Itapura.  

Agora Campinas possui quase 46 km de faixas exclusivas e preferenciais no transporte público. Ainda estão em fase de construção 36,6 km de corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral.  

A nova faixa exclusiva beneficia 23 linhas do transporte coletivo do município. São elas: 118; 132; 193; 213; 241; 241.1; 242; 331; 332; 349; 354; 357; 362; 366; 367; 381; 385; 386; 396; 403; 408; 408.1; e 502. Segundo a Emdec, são 92 ônibus circulando por hora, pela Avenida Andrade Neves. O volume total médio de circulação diária, em toda a avenida, é de 41,4 mil veículos.  

IMPLANTAÇÃO Os trabalhos de implantação da faixa exclusiva começaram em meados de novembro, e foram concluídos no final da semana passada. A expectativa da Emdec é melhorar o desempenho do transporte coletivo e aumentar a segurança viária, com a segregação dos ônibus dos demais veículos no local.  

No trecho da faixa exclusiva, a Avenida Andrade Neves recebeu nova sinalização viária, abrangendo placas de regulamentação e educativas, pintura de faixas de pedestres, retenções, balizamentos e legendas. A faixa da direita da via, destinada aos ônibus, foi alargada, para proporcionar maior segurança e conforto aos operadores. A velocidade no trecho foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.  

O custo de implantação foi da ordem de R$ 71,5 mil. A região possui vários atrativos, como serviços hospitalares e clínicas médicas, segurança pública, empreendimentos comerciais e instituições financeiras. A avenida atende bairros populosos, como Centro, Botafogo, Guanabara e Chapadão, além de estar localizada próxima aos terminais Rodoviário e Metropolitano.   

FISCALIZAÇÃO O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) especifica que transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito. A Lei Federal nº 13.154 tipifica o fato como infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Resoluções municipais permitem que os ônibus fretados e os táxis circulem pelas faixas exclusivas de ônibus. Mas esses veículos não podem embarcar ou desembarcar passageiros.

Neste primeiro momento, os agentes de trânsito agirão de forma educativa, orientado os motoristas sobre a correta circulação.

Nas avenidas e ruas com faixas exclusivas, à direita ou à esquerda, não é proibido atravessar a mesma para acessar as vias que as cruzam. Placas de sinalização indicam o ponto de entrada na faixa exclusiva para a conversão segura, sem a imputação de multa de trânsito.


Fonte: Acidade ON

2 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.