• Higor Salles | Canal 8

Especialista analisa futuro do Brasil com as eleições nos EUA


A relação amistosa entre Brasil e Estados Unidos vai ter que passar por novos padrões de relacionamento com a eleição de Joe Biden o que não aconteceria se Donald Trump for reeleito presidente. A opinião é do professor de comercio exterior, Francisco Américo Cassano, que é também pesquisador em relações internacionais da Faculdade Mackenzie.

Para ele as eleições nos Estados Unidos tem que ser vista por dois ângulos distintos. Um deles é o fator comercial. Neste caso ele acredita que tanto a vitória de Biden quanto a de Trump não irá alterar em nada, pois, o Brasil vai continuar exportando matéria prima, pois, o produto manufaturado brasileiro não tem competitividade nos mercados europeu e norte americano, que foram tomados pela China.

Outro fator é o político, pois, o governo Bolsonaro se aproximou demais do Donald Trump e elaborou uma série de acordos bilaterais. Segundo o professor de comercio exterior, Francisco Américo Cassano, no caso de Biden eles serão mantidos mas não irão avançar.

Ele explica que se for analisar os efeitos práticos, Trump não facilitou as relações com o Brasil, mas, despertou interesse no agronegócio brasileiro e também no campo da defesa e cibernética, mesmo sem ter concretizado nada, porém, com a reeleição há possibilidades de avanços.

O professor de comercio exterior da Faculdade Mackenzie, Francisco Américo Cassano, não vê revanchismo contra o Brasil por parte de Joe Biden, porém, acredita que o Brasil terá que rever tudo o que foi feito nos últimos dois ano do Governo Bolsonaro.  Para ele Biden deverá estabelecer regras e objetivos ao governo brasileiro. A relação amistosa com o Estados Unidos terá que passar por um grande período de acertos.


Fonte: CBN Campinas

3 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.