• Higor Salles | Canal 8

Estudante é o 1° caso confirmado de coronavírus em Campinas

Paciente estuda na São Leopoldo Mandic e esteve no casamento da irmã da blogueira Gabriela Pugliesi, que teve várias pessoas infectadas

Campinas confirmou o primeiro caso de coronavírus. (Foto: Código 19/Arquivo)

A Prefeitura de Campinas confirmou, na manhã desta sexta-feira (13), o primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade. A paciente é uma estudante de medicina da faculdade São Leopoldo Mandic. Ela mora em São Paulo, mas estava em Campinas, onde circulou e frequentou aulas na faculdade. Ela está no 4º ano do curso de medicina na São Leopoldo e não sentia sintomas, mas mesmo assim tomou medidas de prevenção. A Prefeitura informou que a estudante está bem, cumprindo isolamento em sua casa na capital. A suspeita é que a paciente tenha contraído o vírus durante a festa de casamento da irmã da blogueira e influencer baiana Gabriela Pugliesi, realizado em Itacaré, no sul da Bahia, no começo deste mês. A influencer também foi infectada. Um convidado do casamento, que esteve em viagem a Aspen (EUA) no período do Carnaval, foi o primeiro paciente a ter o diagnóstico positivo para o coronavírus, divulgado ainda na quarta-feira (11).     "Por ela estar no 4º ano de medicina tomou todas as precauções e veio assistir as aulas de máscara. O resultado dela saiu hoje cedo. Ela já esta em quarentena em sua casa na cidade de São Paulo", afirmou a coordenador de comunicação da faculdade Silvia Messias. Ontem, a São Leopoldo Mandic anunciou que suspendeu as aulas presenciais. A coordenadora afirmou que a paciente foi para São Paulo ontem e fez o teste por conta em um hospital particular. "Nesse momento a diretoria de graduação da faculdade está reunida com a equipe da vigilância epidemiológica da Prefeitura e estão verificando as medidas que serão tomadas com os demais alunos", afirmou.

Segundo o Secretário de Saúde Carmino de Souza, a maior parte dos investigados é formada por pessoas que viajaram ao exterior e tiveram sintomas similares ao do coronavírus. "Todas elas estão em casa, isoladas, estão sendo monitoradas e passam bem. Por enquanto não há nenhuma comprovação da doença. Nosso pedido é que quem retornou de viagem ao exterior e tenha sintomas brandos façam a quarentena em casa. Mas isso é para quem tem sintomas bem leves", afirmou o secretário.   Ele também pediu para que pessoas que tenham retornado de viagem ao exterior e que estiveram em países com casos e que não possuem sintomas evitem ambientes de grande circulação. "Muitas pessoas são assintomáticas. O que estamos fazendo agora é tentar ao máximo mitigar a situação, conter. Na Europa um país exemplo é a Alemanha que conseguiu conter a proliferação da doença com medidas de prevenção", analisou.   REUNIÃO Na tarde de ontem foi feita uma reunião do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da Prefeitura de Campinas. Na reunião o grupo decidiu tomar medidas de prevenção voltada a população mais idosa. Todas as atividades esportivas ligadas a terceira idade estão suspensas. Isso engloba cerca de 10 mil idosos e 112 atividades. "Queremos mitigar e reduzir uma possível circulação do vírus na cidade. Ainda não temos a confirmação da circulação do coronavírus em Campinas. Temos informações de como ele se comporta. Sabemos que ele circula muito rápido se em um evento uma pessoa tiver, ele vai saltar para dez, de dez sobe para 100 e assim por diante. Ele é um foguete, então quanto menos tiver pessoa aglomeradas é melhor", informou. Ele afirmou que além dos idosos, nesse momento os cuidados são voltados para os profissionais da saúde. "Eles têm sido as grandes vítimas do problema. Agora estamos tentando reduzir a progressão do vírus", disse. O secretário ainda afirmou que a Prefeitura recomenda que as pessoas evitem ambientes de grande circulação como eventos e até missas em igrejas. "Principalmente idosos, nesses locais as pessoas ficam muito próximas. Assim como em cinemas e teatros, as pessoas mais idosas precisam evitar pelo por enquanto esses locais", pediu o secretário.


Fonte: Acidade ON

22 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.