Exercício é boa solução em quarentena


Foto: Arquivo/Banco de imagem

Manter o corpo em movimento é essencial em tempos de quarentena. A professora de educação física, Dani Buscariol, enumera as vantagens. Os exercícios melhoram a circulação e ajudam a combater a ansiedade. Para isso, é preciso, por exemplo, mover objetos e fazer alongamentos.

“Pra que a gente acelere o coração e trabalhe a força muscular. O alongamento também é importante, porque a tendência com a pandemia é que as pessoas fiquem inativas e tensas, o que trava toda a musculatura”, explica ela.

A preocupação com a mente, aliás, também deve ser uma prioridade. Isso porque a prática física libera hormônios que ajudam no bem-estar. A endorfina e a dopamina aliviam a sensação de estresse e pessimismo. Buscariol ainda recomenda se exercitar para deixar as notícias de lado.

“Os reflexos perduram por algumas horas por conta dos hormônios do bem-estar. É como se fosse um remédio natural. Só que não pode ser nada muito intenso, porque o sistema imunológico precisa ser preservado”, indica.

Respaldada pelas recomendações da OMS, a educadora dá outras dicas. A principal é a manutenção de 150 minutos de exercícios por semana. O total equivale a 20 minutos diários de atividades leves ou moderadas. O ideal é que a pessoa tenha um ritmo que não a deixe muito ofegante.


Fonte: CBN Campinas

6 visualizações0 comentário