Fórum na Prefeitura apresenta conexão de negócios Brasil-Itália

Evento tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas. | Crédito: Arquivo PMC

Com objetivo de fortalecer e projetar um futuro de relacionamento comercial entre empresas brasileiras e italianas, sobretudo, em Campinas e sua região metropolitana, a Affari Comunicação, empresa que proporciona a aproximação e interlocução comercial entre os dois países, realiza no dia 26 de setembro, o 1º Fórum de Negócios Conexão Brasil-Itália. Gratuito e direcionado a empresários e investidores, o evento acontece no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, das 8h30 às 12h30, abordando três eixos centrais: “logística, transporte e infraestrutura”; “agronegócio e sustentabilidade”; “inovação e smart city”.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/forum-de-negocios-conexao-brasil-italia__636939 .

O fórum tem a presença confirmada do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, e do cônsul honorário da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, além de autoridades de Campinas e região.

A programação inclui palestras do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, que apresenta ‘Potencialidades de Campinas e região’. Em seguida ocorre a participação de Erica Di Giovancarlo, diretora geral da ITA (Italian Trade Agency), agência para internacionalização das empresas italianas e departamento para promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália. Sua abordagem é sobre o tema ‘Itália Hoje - internacionalização e oportunidades de negócios bilaterais’.

“A Prefeitura de Campinas vem trabalhando para apoiar e incentivar as empresas da cidade a exportarem seus produtos. Entre as ações, temos firmado parcerias em eventos que apresentem aos empresários as oportunidades e estratégias de negócios com o mercado internacional. Ao mesmo tempo, mostramos a outros países o potencial de se investir numa localidade tão importante como a Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta por 20 cidades e que tem um PIB maior do que países como a Bolívia e o Paraguai”, destaca o secretário André von Zuben.

Encerrando a primeira parte da manhã, o Fórum apresenta o ‘case’ Indeco, empresa italiana, sobre novas tecnologias em equipamentos e investimento no Brasil.

Na mesa redonda, no primeiro eixo temático sobre logística, transportes e infraestrutura, o encontro conta com a presença do secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, que apresenta o “Panorama e Perspectivas para Logística, Transportes e Infraestrutura no Estado de São Paulo”.

No segundo eixo, o encontro terá apresentação do advogado italiano Giacomo Guarnera, da Guarnera Advogados, com o tema “Agronegócio italiano: dimensões, características, produção de máquinas e equipamentos unidos a tecnologia digital para eficiência e sustentabilidade”. Na sequência o engenheiro italiano Raffaele Tognacca, da GSA Advice, empresa de consultoria internacional para o tema “Inovação e Smart City: inovação tecnológica como suporte ao desenvolvimento de Smart Cities na Itália”.


Apoio e patrocínio de interesses comuns 

O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, por meio dos departamentos de Cooperação Internacional e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Consulado Geral da Itália em São Paulo, ITA – Italian Trade Agency, Agemcamp, Sebrae, Agropolo, Associação Brasileira de Startups e Fundação Fórum Campinas Inovadora.