• Higor Salles | Canal 8

Heitor Regina, ex-reitor da PUC, morre aos 88 anos


Faleceu em Campinas, no Hospital Beneficência Portuguesa, neste 7 de dezembro, Heitor Regina, ex-professor e ex-Reitor da PUC-Campinas entre 1980 e 1985. Ele tinha Mal de Parkinson e morreu em razão de insuficiência respiratória aguda decorrente de AVC. O velório será no Cemitério Flamboyant na terça-feira (8), das 10h às 12h, por conta da pandemia.

O Professor Doutor Heitor Regina foi responsável pela reestruturação administrativa e financeira da Universidade. Ele foi aluno da primeira turma de Direito, em 1951, continuando na Instituição depois como professor e reitor. “Assumi a Reitoria na maior crise que a PUC-Campinas enfrentou, mas, com apoio da comunidade e até do Vaticano, conseguimos transformá-la em uma das maiores do País. Eu não imagino minha vida sem a PUC-Campinas. Desde 1951, a PUC vem me perseguindo, me chamando e eu assumindo as tarefas e funções”, disse em um vídeo de 2016 em comemoração dos 75 anos da Instituição.

Na gestão de Heitor Regina foram implantados o Orçamento Programa, com a corresponsabilidade de todas as unidades (cursos, faculdades e institutos, além da administração), alteração estatutária para democratizar a Universidade com a presença, nos colegiados, das representações estudantis e dos funcionários, a proibição de reeleições sucessivas e a criação de departamentos.

Ele nasceu em Bariri (SP), no dia 30 de julho de 1932. É da primeira turma do Curso de Direito da PUC-Campinas (1952 – 1956). Fez mestrado em Direito Econômico e Financeiro pela USP (1987) e doutorado em Direito Tributário pela PUC-SP (1998). Foi secretário da Fazenda da Prefeitura de Campinas de 1970 a 1973 (governo Orestes Quércia).

A partir de 1968, atuou como professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, onde ministrou as disciplinas de Direito Tributário e Direito Constitucional. Presidiu o Hospital Beneficência Portuguesa de 1995 a 1997. Recebeu da Câmara Municipal de Campinas, em dezembro de 1994, o título de Cidadão Campineiro. Também da Câmara Municipal de Campinas, recebeu, em agosto de 2006, o Diploma de Mérito Jurídico. Foi conselheiro estadual e federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Fonte: CBN Campinas

2 visualizações0 comentário

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.