• Higor Salles | Canal 8

Jonas anuncia vale-creche pra reduzir déficit educacional

A estimativa é que 6 mil crianças com idades entre zero e três anos aguardam na fila para uma vaga em unidades municipais; vale ajudaria a pagar unidades particulares



Creche no São Domingos foi inaugurada ontem. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

O prefeito Jonas Donizette anunciou ontem (29) a intenção de implantar um vale-creche para famílias que aguardam na fila por uma vaga nas unidades municipais. A estimativa é que 6 mil crianças com idades entre zero e três anos aguardam na fila para uma vaga em unidades municipais. A intenção do vale é reduzir esse déficit.

Porém, a medida ainda está sendo avaliada pelo Jurídico da Administração e ainda é preciso de um aval da justiça. Jonas explicou que a proposta está sendo discutida com justiça e entre as pastas de Educação e Jurídica. A intenção é fazer um projeto de lei, que na sequência será encaminhado para o Legislativo para aprovação. "Não é uma promessa, mas um desejo do meu coração. Esta proposta está em estudo. Estando tudo de acordo, encaminharei este projeto à Câmara de Vereadores", afirmou o prefeito.

O vale-creche funcionaria por meio de um cartão equivalente a uma quantia em dinheiro, que seria usado para pagar a mensalidade em uma creche particular. O cartão será destinado às famílias que têm filhos na fila de espera por uma vaga em creche.

A medida foi anunciada ontem durante a inauguração do Centro de Educação Infantil Bem Querer Pastor Billy Graham, no Jardim São Domingos. A creche está localizada na mesma rua onde já funcionam a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Odila Maia Rocha Brito e o Centro de Educação Infantil (Cei) Verde-Amarelo formando, assim, um complexo educacional.  

A nova unidade era aguardada pela comunidade há pelo menos 40 anos. A creche está instalada num prédio que inicialmente abrigaria um Centro Esportivo/Cultural. Mas, a pedido dos moradores, o espaço foi readequado para abrigar uma creche.    

A falta de vagas em creche em Campinas foi tema de matéria publicada no ACidade ON Campinas no mês passado. Leia matéria aqui e confira o vídeo abaixo. Outra matéria abordando o déficit de professores na educação infantil é de 153 profissionais também foi publicada pelo ACidade ON nesta semana. Leia aqui.

A nova CEI receberá 326 alunos que moram no Jardim São Domingos, incluindo as que hoje são transportadas para unidades localizadas em outros bairros e as já cadastradas pela Secretaria de Educação e que estão aguardando vagas. As aulas começam na primeira quinzena de setembro.  

Os pais interessados em uma vaga podem procurar qualquer unidade de Educação Infantil da cidade e inscrever a criança.

ESTRUTURA

A creche conta com oito salas de aula, banheiros, fraldários e refeitórios infantis, instalados em um prédio totalmente acessível. A unidade tem espaços que serão abertos para as famílias aos finais de semana: área de lazer, teatro, piscina e campo de futebol, reunindo educação, esporte e cultura.  

Até o final de 2020 serão entregues mais sete creches, somando 1.800 vagas nos seguintes bairros: Jardim São Luiz, Nova Europa, Parque Universitário, Residencial Flávia, Parque das Águas, Jardim Telesp e Jardim Londres.


Fonte: Acidade ON

8 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.