• Higor Salles | Canal 8

Músicos levam canções a bairros de Campinas na quarentena

Homens tocaram saxofone para moradores que assistiram na sacada

Homem tocou saxofone nesse sábado por diversos bairros de Campinas (Foto: Juliana Jacheta/Imagem do leitor)

Em época de quarentena, para tentar barrar a proliferação do coronavírus, as opções de lazer diminuíram para a população. No entanto, em meio ao isolamento social, músicos de Campinas saíram nas ruas da cidade, na noite do último sábado (28), para levar música as pessoas que estão em isolamento em suas casas.  

Em vídeos encaminhados por moradores, principalmente de prédios, é possível ver os músicos tocando saxofone no meio de ruas. A melodia foi levada para vários bairros como Taquaral, Botafogo, Parque Prado, Vila Itapura e Swift.  

Como resposta, os moradores saíram nas sacadas de prédios para prestigiar a apresentação e demonstrar o agradecimento através de aplausos e gritos de apoio, alguns chegaram a cantar melodias puxada pelo instrumentos dos músicos.  

Um dos responsáveis pelo show ao ar livre foi Lucas Gama Tamburus Filhos, administrador de empresa que tem o instrumento como paixão. Lucas conta que ficou preocupado em incomodar, mas recebeu incentivo e resolveu tocar para amenizar o isolamento. 

"Eu estava ensaiando e criando coragem para tocar, já queria há algum tempo mas tinha receio das pessoas não gostarem. Nesse tempo de tensão, todo mundo está agoniado em casa, preocupado com tudo que tá acontecendo, como a musica pra mim é terapia, quis levar isso para as pessoas também, para um momento de alívio", contou.  O administrador conta que ficou feliz com a repercussão, e espera fazer um novo "show" em breve. "Eu fiquei muito contente com a forma que as pessoas reagiram, com a participação e as mensagens que recebi. Espero fazer em breve uma nova apresentação, talvez nos próximos 15 dias se tudo continuar assim", afirmou Lucas, que indica que o outro músico que aparece em outros locais é seu professor, Hilquias Alves, responsável pelas apresentações em vários cantos da cidade. 

Hilquias é musico profissional e trabalha em clínicas e hospitais como 'musico terapeuta', mas por conta da prevenção ao coronavírus teve o trabalho suspenso por prevenção. O músico conta que decidiu por levar o trabalho que faz às pessoas, como forma de remédio para a preocupação e ansiedade em tempos de pandemia. 

"Eu quis levar o meu trabalho para as pessoas, eu já trabalho tocando para pessoas enfermas, e abrangi ele para tocar também para a população, como cura para ansiedade", disse. O musico que mora em Valinhos diz que resolveu abranger o alcance e sair nas ruas.

"Eu comecei a tocar no meu condomínio, e fui sentindo o desejo de aumentar o alcance da música, então decidi ir pra Campinas e andar pelos bairros. Fui em sete lugares diferentes ao todo",afirmou Hilquias, que já anunciou que vai continuar tocando nas próximas semanas, enquanto a medida de isolamento continuar a valer.

A quarentena foi iniciada na última semana em Campinas e nas cidades da região, após decreto estadual assinado pelo governador João Doria. Autoridades em saúde afirmam que o isolamento é a forma mais efetiva de barrar a proliferação do vírus que até ontem (29) matou 136 pessoas no Brasil, que tem também outros 4,2 mil casos confirmados. Nesta segunda-feira (30), Campinas confirmou 27 casos, e 549 em investigação. 


Fonte: AcidadeON

5 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.