
Dados divulgados pelo Governo de São Paulo mostram que mesmo com a antecipação de feriados, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) não conseguiu elevar o nível de isolamento social nesses últimos dias. A taxa desta segunda-feira,25, foi de 48%, dia que o Governador de São Paulo, João Dória (PSDB) antecipou o feriado de 9 de Julho. O número acabou sendo o mesmo da segunda-feira anterior, dia 18, sem nenhum feriado.
No caso de ampliarmos esse olhar para o mega feriado de sábado à quarta-feira, já que o prefeito de Campinas também antecipou outros dois feriados, o final de semana também não tem o que se comemorar. Isso porque, no domingo passado, o índice ficou em 54%, o segundo mais baixo desde o início da quarentena. O índice mais baixo foi registrado em 10 de maio, com 52%.
O mesmo se vê quando observado o último sábado, com índice de isolamento social de 50%, segundo pior, só acima do sábado dia 09 de maio, que teve 49%.
Os números também não são favoráveis quando compara o nível de isolamento de Campinas e a média estadual. Nesse feriado prolongado, a média de São Paulo na segunda-feira foi de 51% e Campinas ficou em 48%. No domingo, o Estado ficou em 55% e Campinas com 54% e, por fim, no sábado, a média estadual ficou em 51% e Campinas, mais uma vez abaixo, com 50%.
Os níveis de isolamento social são apontados pelos autoridades como um dos principais fatores para o controle da disseminação do novo coronavírus.
Fonte: CBN Campinas