Tema que centraliza o debate em nível nacional após o aumento do desmatamento na Amazônia, as queimadas tiveram uma queda significativa em Campinas neste ano, segundo a Defesa Civil.

Tema que centraliza o debate em nível nacional após o aumento do desmatamento na Amazônia neste ano, as queimadas tiveram uma queda significativa em Campinas em 2019, segundo a Defesa Civil.
Foram 63 focos registrados até agora dentro da Operação Estiagem, que começou em maio e vai até sábado (31). No mesmo período do ano passado, foram 212 registros.
Desde o ano passado, a Defesa Civil de Campinas adotou o sistema de notificação de queimadas por meio do monitoramento via satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) - metodologia desprezada pelo governo Jair Bolsonaro (PSL).
PREVENÇÃO
A Defesa Civil diz que tem intensificado a cada ano o trabalho preventivo, ajudando a combater focos de incêndios na cidade. O órgão realiza treinamentos e as vistorias preventivas aumentaram de um ano para o outro também: 166 de maio a 26 de agosto de 2018 para 291 no mesmo período de 2019.
Na última sexta-feira (23), a Defesa Civil realizou um treinamento na Mata de Santa Genebra para verificar o grau de preparação para um eventual situação de desastre ou incêndio de grandes proporções na mata e no seu entorno.
A frota da Defesa Civil também foi reforçada recentemente com a entrega de novas viaturas para serem usadas nas atividades operacionais (nas vistorias em campo) e administrativas.
Focos de queimada na Amazônia superam a média histórica de agosto, diz Inpe
Antes do final do mês, agosto já registra mais focos de queimadas na Amazônia que a média dos últimos 21 anos, segundo os dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
No site do instituto, em 26 dias de agosto, o bioma amazônico registrou 26.795 focos de incêndio, número acima da média da série histórica para este mês (25.853) que abrange os anos entre 1998 e 2018. A média foi ultrapassada no domingo (25) com dados contabilizados até sábado (24) quando o site do Inpe contabilizava 25.934.
Fonte: Acidade ON