• Higor Salles | Canal 8

Obras do BRT interditam trecho da Rua Marquês de Três Rios


Trecho interditado vai da Praça Dona Júlia Lopes e Edifício Marquês de Três Rios até o cruzamento com as vias Onze de Agosto e Saldanha Marinho | Crédito: Arquivo PMC

As obras de implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, na região central, avançam da Rua Saldanha Marinho para a Marquês de Três Rios, a partir desta segunda-feira, 11 de novembro. São mais 200 metros de intervenções para execução do pavimento de concreto do Corredor BRT.

Para viabilizar os trabalhos, a Rua Marquês de Três Rios será interditada ao tráfego de veículos, desde a altura da Praça Dona Júlia Lopes e Edifício Marquês de Três Rios até o cruzamento com as vias Onze de Agosto e Saldanha Marinho. 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou desvio pelas vias Barão de Parnaíba, Sebastião de Souza e Onze de Agosto. 

“Ao mesmo tempo em que liberamos novos trechos dos Corredores BRT para a circulação, as obras avançam em ritmo acelerado pela cidade. Já são cerca de 40% das obras concluídas e um terço do projeto liberado para a circulação de veículos”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

O acesso local à Rua Marquês de Três Rios pela Avenida Andrade Neves está garantido. Também haverá pré-bloqueio, com permissão de acesso local, no cruzamento entre as vias Saldanha Marinho e Barão de Itapura. 

Para garantir acesso da população ao posto da Transurc, será implantado duplo sentido de circulação na Rua Onze de Agosto, no trecho entre a Marquês de Três Rios e a Dr. Mascarenhas. 


Transporte 

O desvio programado pela Emdec também será utilizado pelos ônibus do transporte público coletivo que circulam na região. Dezessete linhas de ônibus serão impactadas: 153, 230, 244, 244.1, 251, 253, 260, 264, 289, 299, 331, 341, 342, 383, 397, 397.1 e 403.

Cinco pontos de ônibus localizados nas vias Onze de Agosto, Saldanha Marinho, Marquês de Três Rios e Dr. Ricardo serão desativados. O atendimento aos usuários será remanejado para paradas próximas. 


Etapas

No início de outubro, um trecho da Rua Saldanha Marinho, entre as vias Dr. Mascarenhas e Marquês de Três Rios, foi interditado para a execução da mesma etapa de obras do Corredor BRT Campo Grande. As obras na Rua Marquês de Três Rios dão continuidade a esse trecho. 

Em agosto, houve a interdição de um trecho de cerca de 350 metros da Avenida João Penido Burnier, entre a Rua Saldanha Marinho e o acesso à Avenida Senador Saraiva. O local recebe a execução do pavimento de concreto do corredor e das estações do novo Terminal BRT Mercado.


BRT Campo Grande

As frentes de obras na região central integram o Lote 1 do BRT. O Lote 1 compreende o trecho 1 do Corredor BRT Campo Grande, que é a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo Corredor Perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões.

Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020. A população pode esclarecer dúvidas sobre a implantação dos Corredores BRT pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. 


Fonte: PMC.

3 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.