Obras do Corredor BRT chegam à região do Terminal Mercado

A Emdec vai interditar um trecho de cerca de 350 metros da Avenida João Penido Burnier para construção do novo Terminal Mercado



A Emdec vai interditar um trecho Avenida João Penido Burnier (Foto: Divulgação)

As obras de implantação dos Corredores BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) avançam para a região central nesta segunda-feira (19). A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai interditar um trecho de cerca de 350 metros da Avenida João Penido Burnier para construção do novo Terminal Mercado.

O trecho interditado fica entre a Rua Saldanha Marinho e o acesso à Avenida Senador Saraiva. Segundo a Emdec, o bloqueio não provoca grandes alterações na circulação, já que o trecho impactado não recebe alto tráfego de veículos. O local é utilizado para realização de uma feira comercial aos domingos.

O estacionamento de veículos será proibido no trecho. Apenas a circulação de pedestres será permitida, neste primeiro momento. A previsão inicial é que os trabalhos se estendam até junho de 2020.

A região recebe a execução do pavimento de concreto do corredor e das estações do novo Terminal Mercado, que irão compor o início do BRT Campo Grande. Este corredor passará pela Estação Rodoviária e pelo Viaduto Estaiado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Avenida John Boyd Dunlop a partir da Vila Aurocan, chegando até o Terminal Itajaí.

"Por se tratar de uma região com diversos patrimônios histórico-culturais, esta é uma etapa sensível das obras, que exige um trabalho ainda mais cuidadoso. Após a ativação dos Corredores BRT, os comerciantes desta região serão beneficiados com o aumento da circulação de usuários do transporte público", explicou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.

TRANSPORTE PÚBLICO

A interdição no trecho da Avenida João Penido Burnier impacta o itinerário da linha 264 (Vila Padre Anchieta), que integra o sistema de transporte público coletivo. A partir da Rua Sebastião de Souza, os ônibus da linha 264 que trafegam no sentido bairro Centro desviarão pelas vias Onze de Agosto e Dr. Campos Sales, até chegar à pista interna da Senador Saraiva.

A linha deixa de atender os pontos localizados logo após o viaduto da Avenida Senador Saraiva e antes da Avenida Saldanha Marinho. Ao longo do trajeto de desvio, passa a utilizar os pontos localizados na Rua Onze de Agosto após a Barreto Leme, e na Avenida Campos Sales após a Saldanha Marinho.

BRT CAMPO GRANDE A nova frente de obras integra o Lote 1, Trecho 1 da implantação dos Corredores BRT. O trecho 1 compreende a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo Corredor Perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões.

Os três corredores BRT do município Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.

Fonte: Acidade On

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