• Higor Salles | Canal 8

"Paredão" de nuvens chama atenção de moradores da região

O fenômeno é conhecido como nuvem de rolo, mas não trouxe chuvas fortes para a região



Formação de nuvens começou por volta das 8h desta terça-feira (Foto: Jacira Casellatto)

Uma formação de nuvens que lembrava uma onda gigante chamou a atenção dos moradores de Campinas e região na manhã desta terça-feira (03). Apesar das imagens impressionantes, esse "paredão" não se transformou em chuvas fortes.

Segundo a pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Ana Ávila, o fenômeno é conhecido como nuvem de rolo.

Esta nuvem, cientificamente chamada de arcus, é uma formação de nuvens baixas e horizontais, geralmente aparecendo como uma nuvem acessória para um cumulonimbus.

"Foi a formação de uma nuvem de tempestade que se intensificou aqui na região. Hoje estamos com atmosfera instável, favorável a nuvens de tempestade. Há o deslocamento de uma frente fria, umidade e calor", explicou a pesquisadora.

A nuvem surgiu por volta das 8h. Foi possível ver a onda de vários pontos da cidade e ela chamou muita atenção de quem estava na rua. Em alguns pontos de Campinas chegou a chover fraco. "hoje ainda podemos ter mais instabilidades", comentou a pesquisadora.  


Fonte: Acidade ON

9 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.