• Higor Salles | Canal 8

Prefeitura entrega centro de saúde no Jardim Nova América


Foto: Jonas fala em cerimônia de entrega | Crédito: Carlos Bassan

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, entregou na manhã de sábado, 14 de dezembro, o Centro de Saúde "Francisco Alves dos Santos", no Jardim Nova América. A obra faz parte do programa Saúde em Ação, parceria entre Prefeitura, Estado e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

"Valorizamos o trabalho na saúde pública. Estamos fazendo muitas entregas. Atendemos a 4 milhões de pessoas por ano.", disse o prefeito Jonas Donizette, que destacou todas as conquistas na área da saúde como as entregas de 16 novos e a reforma de 35 centros de saúde, o Hospital do Amor, as reformas do Hospital Ouro Verde, a unidade de Tratamento de Queimaduras, entre outros.

O CS Nova América fica na região Sul. A nova unidade beneficia quase 10 mil pessoas, sendo que 70% delas são dependentes do Sistema Única de Saúde (sus). São moradores dos bairros Jardim Nova América, Jardim Irmãos Sigrist e Residencial da Paz.

O prédio construído tem 643 metros quadrados em um terreno doado pela Prefeitura (o antigo tinha cerca de 250 metros quadrados). O investimento desta construção foi de R$ 3,5 milhões.

Esta unidade é uma reivindicação antiga da população. O CS tem capacidade para atender a 250 pacientes por dia, entre consultas médicas e odontológicas, farmácia e salas de vacinação, de curativos, de inalação e de coleta de exames. A unidade tem acessibilidade, incluindo banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Também conta com sala para atividades em grupo.

O novo CS começou a funcionar no novo prédio em 9 de dezembro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma equipe de 30 profissionais. É coordenado pela enfermeira Adriana da Silva Marinho.


Quem foi Francisco Alves dos Santos

Francisco Alves dos Santos era serralheiro e ficou conhecido no Nova América pelo trabalho que realizou com jovens por meio do projeto Esperança, vinculado ao Colégio Batista de Campinas. Participava de atividades sociais criando cenários para peças teatrais, reuniões e assembleias. Nasceu em fevereiro de 1960, em Guaraciaba do Norte e faleceu em 24 de fevereiro de 2001.


Fonte: PMC

0 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.