• Higor Salles | Canal 8

Prefeitura entrega matrículas para famílias do Núcleo Residencial Jossiara


Foto: Prefeito destacou alegria em ajudar na luta pela moradia | Crédito: Carlos Bassan

O presente de Natal chegou antecipado para 109 famílias do Núcleo Residencial Jossiara, em Campinas. Na noite desta segunda-feira, dia 16 de dezembro, o prefeito Jonas Donizette entregou as matrículas dos seus terrenos para famílias que há décadas aguardavam o documento de regularização de posse, em cerimônia na CEI "Professora Thermutis Araújo Machado", no DIC 2, região do Distrito do Ouro Verde.

A matrícula do lote é um documento oficial emitido pelo cartório de registro de imóveis em nome das famílias. O título de propriedade formaliza que a pessoa agora é dona do bem imóvel e, com a posse do documento, ela passa a ter segurança jurídica para contrair financiamento, fazer melhorias ou, simplesmente, deixar como herança para filhos e netos.

O prefeito Jonas Donizette destacou que gosta muito de estar presente nas cerimônias de regularização. “Faço questão de participar porque também venho de família pobre e entendo a luta por moradia. Esta é uma conquista de vocês e eu estou aqui para retribuir um pouco do muito que vocês fizeram por mim e por esta cidade. Reafirmo que não estou fazendo mais que minha obrigação como prefeito, contudo, peço que valorizem este documento. Desejo a vocês um Feliz Natal e um ano de 2020 com muita paz”, disse.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Raimundo Feitoza de Pinho, falou do momento especial que estava sendo vivido pelas famílias. “Nós, moradores, só temos mesmo é que agradecer ao prefeito Jonas pela entrega deste documento que, praticamente, significa tudo para a gente e que representa o fim de uma luta de muitos anos. Obrigado, prefeito”, declarou.


Regularização fundiária

O secretário municipal de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius Riverete, falou sobre o Programa de Regularização Fundiária que está sendo realizado na cidade. “Agradeço a Deus por esta oportunidade, ao prefeito Jonas Donizette e a toda equipe e técnicos da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação que estão se desdobrando para que nós entreguemos deste importante documento a vocês", disse aos presentes.

"Estamos desenvolvendo o maior programa deste gênero no Brasil, tanto que prefeitos de diversas cidades brasileiras estão nos visitando ou enviando representantes para saber como estamos conseguindo entregar tantas matrículas. Já entregamos em torno de cinco mil e nossa meta é chegar a 20 mil até o final do ano que vem e, mais que isso, vamos deixar uma estrutura pronta para que o programa continue sendo executado pelas futuras administrações”, acrescentou Riverete.

Também participaram da cerimônia secretários municipais, diretores e funcionários da Cohab-Campinas e da Secretaria de Habitação e vereadores. Emdec, Guarda Municipal, Sanasa e CPFL apoiaram a realização do evento.


História

O Núcleo Residencial Jossiara localiza-se na região Sudoeste de Campinas e é o resultado de uma ocupação espontânea ocorrida a partir do final da década de 1970, sobre uma área pública municipal, por famílias que vieram principalmente dos estados do Paraná e Minas Gerais.

Na década de 1980 o núcleo se consolidou e na década de 1990 os moradores iniciaram a luta pela substituição das moradias em madeira por alvenaria. Hoje, o núcleo conta com rede de abastecimento individualizado de água potável, sistema de esgotamento sanitário, rede de energia elétrica domiciliar e de iluminação pública, é atendido pelos serviços públicos de coleta de lixo, transporte coletivo e entrega de correspondências.

O núcleo foi beneficiado pelo Programa de Reforma de Moradias, com sete famílias atendidas com reformas de telhado, cozinha banheiro e revestimento. Elas obtiveram recursos financiados pelo Fundo de Apoio à População de Sub-Habitação Urbana (Fundap).

Em abril deste ano, foram iniciadas obras de pavimentação e drenagem dos núcleos Jossiara, Filadélfia e Aeroporto com investimentos de mais de R$ 3 milhões num prazo de conclusão de 12 meses.

Por meio de uma parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da PUC-Campinas, foi desenvolvido projeto para implantação de uma praça no núcleo, oferecendo aos moradores um espaço para lazer e convívio social a partir da recuperação de área verde do bairro. O projeto terá pista para caminhada, ciclovia e playground.


Fonte: PMC

0 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.