Prefeitura lança edital para represa em Campinas



A Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira o lançamento do projeto para a construção de uma represa, que servirá como reservatório de água para a cidade. O prazo entre conclusão do projeto, desapropriação de mais de 3 milhões de metros quadrados, e a obra, na região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, é de quase cinco anos.

Após o edital ter sido assinado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), um processo de licitação será aberto para a escolha da empresa que será responsável pela construção da represa, orçada inicialmente em R$ 379 milhões. 

Jonas afirma que quando o reservatório estiver pronto, não haverá mais enchente no Distrito de Sousas, como ocorre habitualmente em dias de chuvas volumosas.

Antes do início das obras, o projeto leva cerca de dois anos e meio para ficar pronto, como explica o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos.

O custo da construção será bancado totalmente pela Sanasa. O prefeito diz que a empresa vai buscar financiamento para levantar esse valor.

A expectativa da Prefeitura é de que a empresa vencedora da licitação possa conseguir baixar o valor orçado inicialmente. Jonas Donizette afirmou que o projeto do reservatório substitui uma intenção anterior da Sanasa, de captar água do Sistema Cantareira por meio de tubulação, que não saiu do papel.


Fonte: CBN Campinas

1 visualização0 comentário