• Higor Salles | Canal 8

Prefeitura participa de evento sobre esportes indígenas no Taquaral


Representantes de comunidades indígenas e equipe do Cepir reuniram-se na Lagoa do Taquaral / Crédito: Divulgação

Além disso, no ano que vem, daremos início às rodas de conversas para tratar especificamente de políticas públicas para a comunidade indígena”, comentou o coordenador.

A Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), participou, no último domingo, dia 15 de dezembro, do evento 'Esportes Indígenas'.

Realizada na Lagoa do Taquaral e organizada pela Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o encontro cultural possibilitou diálogo e troca de experiências. O evento reuniu dezenas de índios do Estado de  Alagoas e do município de Bertioga/SP, e contou também com exposição e vendas de artigos da cultura indígena.

Foram apresentadas modalidades esportivas como prática de arco e flecha, corrida com tora e luta corporal. Houve também um momento para a dança sagrada dos Xondaro Guarani, acompanhada de uma roda de conversa sobre esse ritual da tribo.

Para o coordenador da Cepir, Sérgio Max de Almeida Prado, o fato mais importante do evento foi a integração entre todos os participantes. Ele também comentou que a Cepir foi agraciada pelas tribos com a doação dos troncos utilizados na corrida.

“Esses objetos ficarão expostos na nossa sede e serão mais um atrativo para os nossos visitantes. Além disso, no ano que vem, daremos início às rodas de conversas para tratar especificamente de políticas públicas para a comunidade indígena”, comentou o coordenador.


Plano de Igualdade Racial

No início do mês, a Cepir homenageou as pessoas que contribuíram para a elaboração do primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Campinas, elaborado ao longo deste ano

Ao entregar a láurea Mérito de Promoção da Igualdade Racial, o coordenador da Cepir destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo e a contribuição dos profissionais e especialistas que participaram dos debates temáticos. “Graças à dedicação e esforço desse grupo de trabalho, temos um instrumento de promoção da igualdade racial, assinado pelo prefeito, norteador da política pública municipal”, afirmou.


Fonte: PMC

2 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.