• Higor Salles | Canal 8

Professora de Campinas concorre ao "Prêmio Nobel" da Educação

Doani Emanuela está entre os 50 finalistas; Global Teacher Prize 2020 reúne educadores do mundo todo

Professora de Campinas está entre as 50 finalistas com projeto Sala8 (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora Doani Emanuela Bertan, de Campinas, é uma das representantes do Brasil na premiação Global Teacher Prize 2020. Conhecido como Nobel da Educação, o concurso homenageia educadores de vários lugares do planeta por projetos e ideias inovadoras.  

Doani está entre os 50 finalistas e concorre com o projeto Sala8, um canal do Youtube que contém vídeoaulas em libras e língua portuguesa das disciplinas de matemática, português, geografia e ciências. Todas as aulas são ministradas por Doani. 

O vencedor recebe, além de reconhecimento, uma bonificação de US$ 1 milhão cerca de R$ 5 milhões. Ela é professora do 3º ano na Escola Municipal Júlio Mesquita Filho.  

"Acredito que a visibilidade do Sala8 poderá contribuir com os surdos, seus familiares e professores que atuam diretamente com este público. Sabemos do tamanho do nosso país, de suas preciosidades, mas também reconhecemos os seus problemas. O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra", ponderou. 

Durante esse período de quarentena, ela também adequou o projeto. Todas as atividades escritas estão sendo enviadas por um canal do Facebook, a fim de que os alunos não interrompam o aprendizado.  "De alguma forma, quero contribuir para que estes surdos possam ter suas vidas transformadas pela educação. Possam ter direito de escolha", enfatizou.   

No entanto, essa não é a primeira vez que a educadora fica entre os finalistas da premiação. Em 2017 ela concorreu com o projeto de aulas bilíngues, que promovia a interação entre ouvintes e não ouvintes. Durante as aulas ministradas por ela, todos os alunos praticavam libras com cantigas, receitas e músicas e depois esses conteúdos apareciam em atividades focadas na alfabetização da língua portuguesa. 

Devido à pandemia de coronavírus, este ano a data da final ainda é incerta. No entanto, ficou pré-estabelecido que o resultado dos 10 finalistas deva sair em julho e o da final em outubro. Ambos os prazos podem ser alterados. Enquanto isso, Doani aguarda ansiosa e já faz planos para o caso de vencer o concurso.  

"Só de estar entre o Top 50, a meu ver, já é um grande resultado pessoal e, principalmente, profissional. Caso eu seja a campeã, o valor do prêmio já tem destino certo: adianto que será muito bem empregado a favor da população, por meio da Educação inclusiva e tecnológica. Pretendo continuar transformando vidas por meio do ensino, com outras estratégias e maiores amplitudes", revelou.   




DO SONHO A REALIDADE 

Ainda criança, Doani já idealizava se tornar professora. A brincadeira começou com as bonecas, se estendeu aos primos mais novos e chegou às salas de aula do 3° ano da Escola Municipal Júlio Mesquita Filho, em Campinas.  

A formação da campineira foi muita incentivada pela mãe, que desde cedo ensinou valores que Doani nunca esqueceu. "Sempre fui encorajada por minha mãe a estudar. Eu me lembro que quando eu era criança ela exigia três coisas: ela dizia que um brasileiro tinha a obrigação de cantar o hino nacional, estudar muito o português e ler muitos livros", contou Doani. 

O início da carreira foi difícil, mas ela nunca pensou em desistir. Mesmo com todas as objeções, Doani ingressou na faculdade em 2002, se formou em 2006 e de lá para cá nunca parou de estudar. 

"No início eu trabalhava em uma loja em horário comercial, aos fins de semana era professora de artesanato e telefonista de pizzaria. Mais tarde, eu consegui um emprego em outra loja, na qual era comissionada e a situação financeira melhorou. Eu também recebi ajuda de meus avós paternos", relembrou.  

Ao longo da carreira, a professora conquistou quatro especializações, sendo elas Educação Especial; Libras (Língua Brasileira de Sinais); Psicopedagogia e Prática e Interpretação de Libras Avançada com Ênfase na Elaboração de Material Didático Bilíngue Português/Libras. Além disso, Doani é mestranda em educação.


Fonte: AcidadeON

11 visualizações

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.