• Higor Salles | Canal 8

Recuo no Plano São Paulo chega com atraso


O recuo para a fase amarela do Plano São Paulo de retomada da economia chega com atraso de ao menos duas semanas. A afirmação é da médica infectologista da Unicamp Raquel Stucchi, que é também membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.

A reclassificação devido ao aumento no numero de casos de infectados e mortos já havia sido alertada pelo Centro de Contingenciamento. Porém o Governador do Estado, João Dória, deixou para tomar a decisão somente após o segundo turno das eleições. Para a infectologista a medida tardia deixou de salvar vidas para salvar votos.

De acordo com a infectologista da Unicamp, o poder público tem a sua responsabilidade, porém, a população exerce papel fundamental para conter o avanço da pandemia. Para ela cada pessoa que escolhe fazer algum tipo de aglomeração escolhe também adoecer ou simplesmente transmitir a doença.

Segundo a infectologista o vírus está circulando e as reuniões em ambientes fechados com pouca ventilação natural são mais que propícios para a sua proliferação. A permanência em aglomerações por mais de 15 minutos é suficiente para potencializar o risco de transmissão. Os riscos existem também em ambientes abertos como praias , barzinhos e outros locais se as medidas de segurança a saúde, como uso de mascara e distanciamento social não forem adotados.

Para este final de ano a recomendação é evitar as confraternizações, o tradicional amigo secreto e a festa de Natal deve reunir a menor quantidade de pessoas possível e de preferencia em ambiente aberto.


Fonte: CBN Campinas

0 visualização0 comentário

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.