• joaoferreira05

Região leste concentra mais casos de covid-19

A região leste de Campinas, que inclui o centro e o Cambuí, registra a maior parte das confirmações do novo coronavírus. Entre os 99 doentes do município notificados até esta quinta-feira, 47 pacientes são moradores dessa localidade.

Os dados divulgados pela Prefeitura mostram ainda o total de casos dos demais pontos da cidade. Os bairros da área sul concentram o segundo maior índice, 24, e são seguidos pela norte, seis, e nordeste e noroeste, ambas com quatro.

A soma, 85, se refere até 8 de abril e não considerou, portanto, outros 14 pacientes. Para o prefeito Jonas Donizette, o balanço reforça a preocupação com os trabalhadores de regiões mais pobres que prestam serviços na região leste.

“A gente considera a concentração na população de classe média e alta. Sudoeste, que engloba o distrito do Ouro Verde, e noroeste, o Campo Grande, têm poucos casos, mas concentram a grande força de trabalho” explica ele.

Responsável pelo estudo, a diretora da Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, esclarece ainda que a alta taxa de infectados em áreas consideradas mais nobres é explicada pelo acesso mais fácil das pessoas aos testes na rede particular.

Como os exames dos 986 pacientes suspeitos estão represados no Instituto Adolfo Lutz e os demais laboratórios credenciados no estado ainda estão recebendo as amostras colhidas, o panorama na cidade deve ser alterado.

“Muitos dos positivos as pessoas pagaram pelo exame. Então não é possível dizer que não há casos nas regiões noroeste e sudoeste, porque há 986 casos parados entre quem usa o SUS. Não necessariamente é a realidade” explica.


Fonte: CBN Campinas

2 visualizações0 comentário

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.