• Higor Salles | Canal 8

RMC registra queda nas exportações e defict na balança comercial



A Região Metropolitana de Campinas registrou uma queda 26% nas exportações em setembro na comparação feita com o mesmo período do ano passado. É o que aponta estudo feito pelo Observatório PUC-Campinas, elaborado com base nos dados do Ministério da Economia. No total foram exportados US$ 302,59 milhões.

O resultado segundo o economista, Paulo Oliveira, decorre do decréscimo expressivo nas exportações de agroquímicos, pneus, peças para motores de ignição, acessórios para veículos e polímeros. A queda só não foi maior devido ao aumento nas vendas externas de medicamentos, centrifugadores, agentes orgânicos e veículos automotivos. De acordo com ele, o resultado é o pior da série histórica dos últimos 10 anos.

As importações, ainda que de forma mais tímida, também fecharam o mês com queda de 7,97%. A movimentação de produtos importados em setembro ficou em US$ 1,12 bilhão.

De acordo com o economista do Observatório Puc Campinas, Paulo Oliveira, o efeito da crise provocada pela pandemia a médio e a longo prazo na estrutura produtiva ainda é desconhecido, pois, as exportações regionais dependem da demanda externa dos países parceiros e da capacidade competitiva de produção das industrias regionais. Para ele, a situação tende a ficar inda mais complicada em função da guerra comercial entre os EUA e a China, porém,  para a Região Metropolitana a tendência é de aumento nas exportações de produtos menos complexos.


Fonte: CBN Campinas

1 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.