• Higor Salles | Canal 8

Tecnologia é usada para acesso a locais de aglomeração



Desde que a população de todo mundo passou a conviver com as restrições impostas pela pandemia de covid-19, novas tecnologias assumiram um papel importante na prevenção da saúde das pessoas. A olho nu, é praticamente impossível identificar qual pessoa está contaminada pelo novo coronavírus e qual não está. E em locais de grande circulação de pessoas é fundamental que cuidados sejam tomados para evitar a exposição desnecessária à doença.

Assim sendo, o uso de novas tecnologias são importantes neste trabalho de prevenção. O mercado conta com um grande número de equipamentos e soluções disponíveis. São medidores de temperatura corporal de alta precisão, reconhecimento facial à distância, equipamentos de identificação nas portarias, alertas para casos de pessoas sintomáticas, entre outros.

De acordo com o sócio de uma empresa especializada neste tipo de equipamento, Júlio Ribeiro, atualmente os dispositivos são necessários em locais onde há circulação de pessoas, como empresas e condomínios. Ele afirma que diante de um cenário econômico ruim provocado pela pandemia, acabou surgindo uma oportunidade para ampliar os próprios negócios. “Essa pandemia causou um grande problema para a maioria das empresas. Nós enxergamos uma oportunidade de aplicarmos essa tecnologia de reconhecimento facial com sensores térmicos na prevenção da covid-19. Tendo em vista que as empresas precisam se adequar aos protocolos de segurança para voltarem às suas atividades normais”, explica.

O sistema tecnológico que ajuda na prevenção à covid-19 é capaz de atender locais com diferentes fluxos de pessoas. É possível instalar alguns dispositivos mais simples em portarias de condomínios e outros mais sofisticados em universidades e shoppings centers.


Fonte: CBN Campinas

1 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.