• Higor Salles | Canal 8

Trecho do BRT Campo Grande é liberado


Foi liberado nesta segunda-feira um importante trecho do BRT Campo Grande de Campinas, que faz a conexão entre a região central e o Distrito, ligando a Estação BRT Rodoviária à Avenida John Boyd Dunlop. No novo trajeto, a linha 212 tem circulação exclusiva, seguindo no sentido bairro pelas vias João Penido Burnier, Saldanha Marinho e Marquês de Três Rios, entra no Complexo BRT Rodoviária, passando sobre o viaduto estaiado, antigo leito do VLT e sobre a nova alça de acesso à Avenida John Boyd Dunlop.

Em seguida, retoma o itinerário original, trafegando nos cerca de 8 km de corredores ativados até o Jardim Florence. Já a o trajeto no sentido Centro não será alterado. De acordo com o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, essa liberação representa um avanço para a mobilidade do transporte coletivo da cidade, além de ajudar a desafogar também o tráfego dos demais veículos.

Ele explica que, neste primeiro momento, a linha 212, que é uma das mais movimentadas da região do Campo Grande, passa a ter circulação expressa e exclusiva. O novo trecho tem 3,5 km e vai atender cerca de 14 mil pessoas. Esta nova operação representa ainda a abertura do viaduto estaiado para o transporte público coletivo. Jonas explica tratar-se de uma nova concepção de mobilidade para o transporte coletivo, sem paradas. Até o momento, cerca de 66% do Corredor BRT Campo Grande está liberado para uso do sistema convencional de transporte. Jonas espera entregar a obra completa do BRT até o fim do mandato.

Com a nova operação expressa, a linha 212 deixa de atender seis pontos de ônibus do centro, retomando o atendimento convencional ao chegar na Avenida John Boyd Dunlop. Outras cinco linhas convencionais já estão com circulação liberada pelas faixas exclusivas do BRT Campo Grande: 221, 222, 223, 224 e 229, atendidas em pontos provisórios, entre o Jardim Aurélia, passando pelo Terminal Satélite Íris, até o Jardim Florence.


Fonte: CBN Campinas

3 visualizações0 comentário

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.