• Higor Salles | Canal 8

Verão em Campinas terá alertas diários da Defesa Civil


Imagem cedida pela CBN Campinas

Os moradores de Campinas podem acompanhar pela internet as situações causadas pelas chuvas de verão. Os alertas serão feitos no site da Defesa Civil. Baseados nos índices de precipitação, os comunicados oferecem recomendações de proteção e defesa da população no site resiliente.campinas.sp.gov.br.

As definições estão no Plano de Contingência de prevenção de ocorrências e acidentes e que conta com a participação direta de 11 entidades e secretarias. O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que a Operação Verão já está em atividades e vai acontecer até março do próximo ano. O monitoramento será constante. A intenção é manter os órgãos preparados para a possibilidade de alagamentos, deslizamentos e fortes ventanias.

“Não é saber se vai chover muito e chover pouco. A chuva vai acontecer. E de dezembro até abril, a tendência é de que a gente tenha de 15 a 20 episódios de chuvas mais significativas. É isso que se nota ao longo desses anos”, detalha.

O funcionamento detalhado do trabalho conjunto de preparação foi publicado no Diário Oficial do Município e estabelece distinções entre as situações. O plano se baseia em índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias em campo e vai classificar os casos entre “observação” e “alerta máximo”.

O “estado de atenção”, por exemplo, prevê que visitas sejam feitas em áreas previamente identificadas após os registros de precipitação acima de 80 mm. O de “alerta” indica a remoção preventiva da população em risco. Já em caso de “alerta máximo”, toda a população que habita áreas de risco é removida.


Fonte: CBN Campinas

1 visualização

Canal 8 Campinas Copyright © Todos os direitos reservados.